Rua Jovita, 580- Santana (Zona norte) - São Paulo-SP


Tel: (11) 2368-4278

e-mail: clinicaabreh@gmail.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estimulando a Ingestão de Alimentos Novos

Atividade: O Cavalinho que Come Brócolis


Crie uma brincadeira interativa em que o papel da pessoa seja apenas observar você comendo o alimento. Enquanto você come, demonstre gostar do sabor da comida, do cheiro, da textura do alimento. Exagere suas reações.

Um exemplo de atividade interativa é: "Passeio de Cavalinho".

Você oferece à criança um passeio de cavalinho a carregando em suas costas.
O "cavalinho" fica cansado e com fome, precisando então comer deliciosos brócolis para ganhar forças e voltar a cavalgar. Você faz uma pausa, come os brócolis animadamente e volta a oferecer a ação motivadora de carregá-la pelo quarto.
Após vários ciclos de brincadeira em que você pausa e come os brócolis para voltar a cavalgar, se a criança continuar altamente motivada na interação, solicite que ela lhe ajude a comer, por exemplo, o ajudando a levantar o seu braço para que você leve os brócolis até a sua própria boca (boca do "cavalo"). Neste caso, ela não precisaria nem chegar perto dos brócolis ainda.
Quando a criança estiver respondendo à solicitação de forma consistente, aumente o desafio e peça que ela pegue os brócolis do prato e os coloque na boca do "cavalo" para ele ganhar forças e voltar a cavalgar.

Exemplos para aumentar o desafio da solicitação na atividade:

1. a pessoa aproximar os brócolis de seu nariz e do nariz dela para que vocês possam sentir o cheiro do brócolis antes de você comer;
2. a pessoa encostar os brócolis em seu próprio lábio (dar um beijinho no alimento) antes de oferecê-los para você comer;
3.lamber os brócolis e dar uma pequena mordida.

E assim por diante, até que ela esteja comendo o brócolis de forma divertida para você ganhar forças para cavalgar novamente.

Importante: O mesmo princípio pode ser aplicado em diversas brincadeiras. Cada comidinha pode levar você a oferecer uma ação motivadora diferente para a pessoa.

Fonte: Inspirados pelo Autismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário